terça-feira, 18 de novembro de 2008

Letramento Digital




Nos últimos cinqüenta anos o mundo passou por mudanças talvez sequer imaginadas. A comunicação on line redimensionou as relações interpessoais, o mundo dos negócios, as ciências, a medicina... nada ficou igual depois do advento das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs).

Diante de tantas mudanças, à escola é imputada uma nova responsabilidade. A de instrumentalizar seus alunos para lidar com todas as novas linguagens e recursos tecnológicos a que se pode ter acesso hoje.

No curso “Alfabetização e Linguagem” discutimos todas estas mudanças e as novas demandas da educação, à luz do texto “ Letramento Digital”. O autor, de maneira muito consistente, sugere uma reflexão sobre o termo letramento alfabético. Ele lembra que o termo designa a habilidade que o indivíduo apresenta de, a partir do conhecimento do código escrito, inserir-se em seu meio de maneira autônoma.

O indivíduo letrado, esclarece o autor, é aquele em condições de utilizar o texto escrito, a leitura, para se comunicar, se fazer entender, interagir com seus pares nos diferentes contextos em que se insere, cumprir seus papéis sociais, utilizando a tecnologia da palavra escrita, tanto quanto isto lhe é solicitado.

Mas o autor vai mais longe. Ele discute também o letramento digital, que estaria relacionado à capacidade do indivíduo de utilizar as NTICs no trabalho,na escola, nas suas relações interpessoais, etc.

O autor lembra que os dois tipos de letramento têm uma relação muito próxima. Para exercer plenamente o letramento digital, o indivíduo deverá ter domínio do letramento alfabético. É como se o segundo oferecesse suporte ao primeiro.

Neste sentido,a escola tem a tarefa de trazer aos seus alunos o conhecimento deste aparato tecnológico que permitirá a eles maiores condições de efetuar aprendizagens significativas, melhores condições de exercitar o dois tipos de letramento, perspectiva de inserção no mercado de trabalho, etc.

E parece que estamos aí diante de um grande desafio. Nossas escolas ainda remetem ao século passado. A estrutura física é arcaica e as tecnologias como o computador, a internet ainda são usados de maneira precária, como elementos periféricos à aprendizagem.
Para vencer este desafio um caminho possível, além de fornecer às escolas computadores, é investir na formação continuada de professores, motivá-los e instrumentalizá-los a inserirem em sua prática pedagógica as NTICS.

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