terça-feira, 18 de novembro de 2008

Blog destinado a algumas considerações sobre temas propostos no curso "Alfabetização e Linguagem"


Bruno Pereira Azevedo, aluno da Escola Classe 53 de Ceilândia, entrega medalha de reconhecimento à Xuxa por sua atuação em defesa do meio ambiente e da paz ( Evento Word Eco 2008, realizado em 31 de outubro de 2008, no Museu da República).



Alunos da Escola Classe 53 de Ceilândia visitam a Casa do Cantador, entrevistam artistas nordestinos, conhecem a biblioteca destinada à literatura de cordel e apreciam o trabalho dos repentistas.




Curso Alfabetização e Linguagem:
Propostas a uma nova prática pedagógica
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que – fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”
Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, Saberes necessários à prática pedagógica


O mestre Paulo Freire argumenta de maneira veemente em sua obra, sobre a necessidade de que os educadores sejam capazes de analisar criticamente a sua prática. Nas entrelinhas de sua fala está o professor pesquisador. Aquele que questiona, que indaga , que busca. Aquele que se analisa e se modifica à medida que o contexto pedagógico lhe exige isso.

O curso “Alfabetização e Linguagem” promovido pela EAPE em parceria com o CFORM, é uma importante iniciativa que dialoga com a perspectiva proposta na obra deste grande educador. A formação inicial oferecida nos cursos de licenciatura, não dão conta de atender a todas as demandas com as quais o professor depara em sua sala de aula.

É imprescindível investir em formação continuada, de forma permanente e ampla, atingindo cada vez mais professores. É importante que este educador não se sinta só em sua atividade. Mais do que pessoas para “professar”, “palestrar” para os professores, é necessária a atuação de profissionais que possam subsidiar o seu trabalho, possam oferecer-lhe alternativas, parceria, companhia, nesta cada vez mais complexa tarefa de educar, em uma época cheia de desafios.

O curso mencionado vem ao encontro desta necessidade. Ele propõe o atendimento a seis mil professores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Com uma carga horária de 180 horas, sendo 136 delas presencias em 34 encontros com 44 horas indiretas destinada à realização de atividades. Será realizado de 25 de março à 04 de dezembro e terá como critérios de avaliação a freqüência mínima de 75%, e o cumprimento das atividades propostas pelos tutores, com obtenção, no mínimo de nota 07.

Nossa turma é formada por professores lotados na DREC e com exercício em diferentes escolas. Nossos tutores são Lenita e Maurício.


Ao longo dos mais de dez meses em que estivemos envolvidos com o desenvolvimento do curso, tivemos a oportunidade de participar de interessantes discussões sobre o ensino da língua portuguesa. Estas considerações contribuíram decisivamente para que eu lançasse um outro olhar sobre o meu trabalho em sala de aula. Só para citar alguns exemplos, os estudos do curso me motivaram a levar os meus alunos para conhecerem repentistas, escritores de cordel, o museu da memória viva de Ceilândia, me incentivaram a trabalhar de maneira mais freqüente com a leitura dos textos literários e jornalísticos.

Mudei a minha concepção sobre o ensino da língua e descobri que tenho muito a aprender ainda. Conclui que nós, professores de língua portuguesa, temos diversos desafios a vencer. Precisamos encontrar estratégias que permitam aos nossos alunos desenvolverem mais amplamente, de maneira mais eficaz, habilidades e competências relacionadas à leitura e à escrita. Precisamos trabalhar em uma perspectiva na qual eles venham a ser leitores críticos, usuários da língua escrita e oral, que atuem como cidadãos e aprendizes autônomos.

O material proposto para o estudo apresenta uma linguagem clara, acessível e objetiva. Além de teorizar sobre as temáticas propostas, os autores tiveram o cuidado também de apontar caminhos viáveis, de sugerir mudanças e atividades práticas, pertinentes à nova concepção de ensino da língua pela qual o curso é norteado.

Os tutores revelaram um enorme esmero no planejamento das aulas. A cada encontro ficou muito evidente a organização prévia, a preparação do material a ser utilizado e a preocupação de que o que estava sendo proposto dialogasse com a realidade dos cursistas. Além de preocuparem-se em contemplar o programa sugerido para o curso, os tutores também evidenciaram o cuidado em criar um espaço de intercâmbio de experiências entre os professores, deram ao curso um caráter dinâmico e interativo.

Sem dúvida foi uma experiência muito proveitosa que eu espero que se repita nos anos seguintes.

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Alunos da Escola Classe 53 de Ceilândia participam de evento WORD ECO 2008- O meio ambiente por inteiro na capital federal do Brasil. A atividade contou com a participação da apresentadora Xuxa Meneghel, do astronauta Marcos Pontes e do biólogo Sérgio Rangel.

A Escola Classe 53 de Ceilândia foi selecionada para participar de uma cerimônia de premiação à apresentadora pelo seu trabalho desenvolvido em defesa do meio ambiente.

Para participar a escola deveria levar trinta e cinco alunos da 5ª série e um texto que contemplasse o tema “Meio ambiente e Paz” e que fosse produzido por eles.

Organizamos duas oficinas na escola: uma com os professores de ciências sobre o meio ambiente e outra de produção de texto que ficou sob minha responsabilidade. Os alunos elaboraram textos de opinião sobre o tema e nós selecionamos o melhor deles.

O passeio ocorreu no dia 31 de outubro deste ano, sexta-feira, a partir das 13 horas. Para os alunos foi uma alegria. O evento denominado “WORLD-ECO 2008 – O meio ambiente por inteiro na capital do Brasil” proporcionou-lhes a oportunidade de conhecer a mais recente obra de Oscar Niemayer na capital, o Museu da República. Muitos ficaram fascinados e confessaram que era a primeira vez que saíam da Expansão do setor “O” para o Plano Piloto.

No dia ouviram uma palestra com o astronauta Marcos Pontes e o biólogo Sérgio Ragel ( é, aquele mesmo que participa do programa da Eliana) e no fim da tarde, lá pelas 17h30 foram surpreendidos com a chegada da Xuxa.

Ela foi super simpática, falou sobre a importância de educar as crianças para protegerem o meio ambiente e recebeu uma medalha de reconhecimento pela sua militância e trabalho pró natureza.
Para definir a criança que entregaria a medalha para a Xuxa, o cerimonial do evento realizou um sorteio entre os participantes que produziram e leram os seus textos.
Para a alegria da nossa escola foi anunciado o nome do Bruno Pereira Azevedo, nosso aluno da 5ª série “C”.

As crianças ficaram muito emocionadas por terem participado do evento. Chegaram à escola eufóricas, com a adrenalina a mil. A impressão que tive é que elas sobretudo tiveram a oportunidade de conhecer coisas novas, diferentes, sentiram-se valorizadas por estarem em uma atividade preparada especialmente para elas e com a presença de pessoas que são tão representativas na mídia.

Foi uma experiência bem legal, com direito a publicação de matéria no Correio Braziliense e foto de página inteira do Bruno na revista Caras da semana seguinte ao evento.


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